Roube como um Artista | Austin Kleon


Muitas vezes, podemos sentir como se a nossa criatividade está trancado e inacessível, ou que não estamos fazendo o suficiente, ou sendo suficiente, para ser criativo. Ficamos presos no desejo de ser “originais” e muitas vezes percebemos que tomar emprestado as ideias de outros artistas como sendo inautêntico. Ao longo de “Roube como um Artista”, Austin Kleon defende a ideia de que todos nós podemos ser criativos, e a originalidade é simplesmente impossível. Kleon afirma que os melhores e mais brilhantes pensadores, criativos e artistas sempre pegaram emprestado e fizeram engenharia reversa de ideias de outros em seu setor. Ele fornece dez pontos úteis e encorajadores, na forma de capítulos, que nos orientam para desbloquear nosso potencial criativo:

· Roubar como um artista
· Não espere até saber quem você é para começar
· Escreva o livro que deseja ler
· Usa as tuas mãos
· Projetos paralelos e hobbies são importantes
· Faça um bom trabalho e compartilhe-o com as pessoas
· Geografia não é mais nosso mestre
· Seja legal
· Seja chato
· Criatividade é subtração.

Roube como um artista me encorajou de maneiras que eu não pensei que um livro pudesse fazer. Era como se o livro tivesse sido feito sob medida para mim. O autor faz um trabalho incrível ao ser transparente, honesto e útil. Na maioria das vezes, leio um livro e aprofundo o que acho que poderia ser aplicado na prática, enquanto muito do conteúdo parece fora do meu controle. Neste livro, descobri querer mais, capítulo após capítulo, senti que cada palavra escrita se aplicava a onde estive e para aonde irei em meu processo criativo. Eu gostaria que o livro fosse mais longo e que alguns dos capítulos e seus respectivos exemplos da vida real fossem mais detalhados. Porém, devo admitir que o aspecto “simples e curto” do livro era muito atraente. Sua extensão às vezes me fazia sentir como se estivesse lendo uma postagem de blog em um site, em vez de realmente ler um livro.

Acredito que os criativos mais jovens se beneficiariam mais com este livro. Indivíduos que estão em um estágio da vida em que lutam para descobrir quem são e o que desejam criar. Porém, qualquer um poderia pegar o trabalho de Kleon, aprender muito e aplicá-lo.