5 coisas que o seu eu futuro quer que você saiba.

 


Você já desejou poder voltar no tempo e falar com o seu 'velho eu'? Ou você já desejou poder voltar no tempo e ser o mesmo, sabendo tudo o que sabe agora?

Estamos sempre presos neste loop mental - pensar sobre o passado e ruminar no futuro. Mas com que frequência reservamos um tempo para usar essas projeções mentais em nosso benefício?

Pense em todas as vezes em que você refletiu sobre situações passadas e aplique a mesma lógica agora. Quais são algumas das lições que você pode aprender com seu futuro eu, agora? Faça algumas suposições sobre as coisas que seu eu futuro gostaria que você soubesse para que possa tomar decisões melhores no momento presente.

Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a começar.

As coisas com as quais você está preocupado agora não farão diferença no futuro

Esta é uma lição que você pode aplicar aos pequenos aborrecimentos mesquinhos de sua vida até os principais contratempos e obstáculos que enfrentará. Intuitivamente, você sabe disso, mas é tão difícil entender quando você está envolvido por tudo o que está acontecendo em sua vida.

Eu olho para trás, para todos os momentos da minha vida que me causaram estresse e preocupação, coisas que nem mesmo registram um ponto no meu radar agora. 

Mas, essa é a coisa. Quase sempre você se recupera. Estudos mostram que pessoas que passam por experiências catastróficas, acabam voltando ao nível básico de felicidade.

A longo prazo, gosto de pensar nesta citação de Marco Aurélio :

"Você o enfrentará, se for preciso, com as mesmas armas da razão que hoje o armam contra o presente."

Para o curto prazo, gosto de pensar neste:

“Se isso não importa em 5 anos, não gaste mais de 5 minutos ficando com raiva por causa disso.”

Uso os dois para me lembrar de que todos os sentimentos de ansiedade e preocupação que sinto no momento presente são irrelevantes a longo prazo. Não me cura, mas definitivamente ajuda.

Você não tem ideia de onde está seu teto

É uma loucura a rapidez com que você se ajusta ao crescimento. E mesmo sabendo o quanto me transformei nos últimos anos, tenho certeza de que haverá uma versão futura de mim mesmo que chocará e surpreenderá meu eu atual.

É assim que funciona o crescimento pessoal. Charlie Munger diz bem:

Passe cada dia tentando ser um pouco mais sábio do que era quando acordou. Cumpra seus deveres com fidelidade e bem. Passo a passo você avança, mas não necessariamente em surtos rápidos. Mas você constrói disciplina preparando-se para surtos rápidos ... Esforce-se um centímetro de cada vez, dia a dia, no final do dia - se você viver o suficiente - a maioria das pessoas obtém o que merece.

Você atingiu um jato rápido. Você cresce exponencialmente quando os esforços de suas ações começam a se acumular. E se parece muito com uma conta de investimento que cresce com juros.

No início, investir em si mesmo é como investir uma pequena quantia de dinheiro, mal move a agulha. Ele move a agulha tão pouco que você vai se perguntar por que está fazendo isso às vezes.

Por que tentar expandir um negócio quando você quase não tem clientes? Por que tentar começar a escrever quando você não tem fãs? Qual é o sentido de perseguir qualquer tipo de sonho quando você não tem evidências disponíveis de que funcionará?

Você começa porque não tem nada melhor para fazer. Por que diabos não? Então, você nem se preocupa com o teto. Apenas se esforce por colocar o esforço e observe os resultados se desdobrarem.

Nunca tive um sonho gigantesco para começar. Continuei atingindo marco após marco até perceber que praticamente todas as minhas limitações eram autoimpostas.

Você não precisa ter todo o propósito de sua vida descoberto neste instante

Há um ótimo livro chamado Tropeçando na felicidade , do psicólogo Daniel Gilbert.

Uma citação do autor:

“Tratamos nosso futuro como se fossem nossos filhos, passando a maior parte das horas da maior parte de nossos dias construindo amanhãs que esperamos que os façam felizes ... Mas nossa progênie temporal costuma ser ingrata. Trabalhamos e suamos para dar a eles exatamente o que achamos que eles vão gostar, e eles pedem demissão, deixam o cabelo crescer, se mudam para ou de São Francisco e se perguntam como poderíamos ter sido estúpidos o suficiente para pensar que eles gostariam disso. Deixamos de alcançar os elogios e recompensas que consideramos cruciais para o seu bem-estar, e eles acabam agradecendo a Deus porque as coisas não deram certo de acordo com nosso plano míope e equivocado. ”

Você tenta fazer seu futuro ser feliz. Mas, o problema é que você só pode usar o conhecimento do seu eu atual para tomar decisões para o seu futuro eu. Seu eu futuro pode ter gostos, crenças e interesses diferentes.

Você sempre estará jogando um jogo de adivinhação e nunca saberá com certeza se encontrou ou não seu propósito. Mas isso não importa. Você não precisa encontrar seu propósito perfeito. Seu propósito pode evoluir com você.

Mas você nunca encontrará nenhum nível de propósito sentando-se lá e pensando sobre isso. O júri está fora. Você encontra propósito por meio de suas ações. Isso se desenrola quando você para de assumir um papel passivo em sua vida.

Para você, pare de se preocupar com essa ideia de que vai “perder tempo” seguindo o caminho errado. Você já não está fazendo nada ficando preso no mesmo lugar.

Você pode quebrar seus padrões negativos e desenvolver uma nova personalidade

Aposto que às vezes você se sente amaldiçoado. Você se sente destinado a cometer os mesmos erros repetidamente. Você se rotulou como um certo tipo de pessoa e isso continua se tornando uma profecia autorrealizável.

Eu era o garoto preguiçoso com potencial. Inteligente, mas sem foco. Talentoso, mas não diligente. Tentei e desisti de tantos pequenos projetos e esquemas. 

Não sou nada parecido com a pessoa que era há seis anos. Eu me reinventei . Nem mesmo remotamente o mesmo. Desenvolvi um nível de persistência que meu antigo eu nem conseguia imaginar.

Como? Vou lhe dar uma resposta de autoaperfeiçoamento simples e clichê. Eu estava cansado de ser eu. “Eu” não estava obtendo os resultados que a pessoa que eu estava profundamente queria. Claro, era reconfortante ter uma identidade e senso de identidade, mas eu apenas pensei sobre as implicações de longo prazo de permanecer da mesma forma e literalmente disse a mim mesmo "dane-se, estou feito".

Você pode fazer o mesmo. Então, você passa pelas fases. Você tenta fazer uma lavagem cerebral em si mesmo com pensamentos positivos. Não funciona muito bem, mas realiza o suficiente para mantê-lo ativo. No final das contas, você confia mais no hábito e na disciplina do que na motivação e em se impulsionar. A próxima coisa que você sabe é que seus comportamentos são automáticos.

Você pode aplicar este método a qualquer habilidade. Essa é a parte maluca. Você pode modelar e adaptar quase qualquer traço de personalidade com prática implacável. Você pode ir de desorganizado a disciplinado, de irônico a carismático, de falido a rico, seja o que for que você queira fazer.

Mas, você tem que abrir mão de quem você é. Você tem que morrer. Essa é a parte mais difícil.

Você nunca vai ser "feito"

Essa sensação de finalidade que você está procurando alcançar  por meio de suas realizações nunca vai chegar.

Achei que seguir todos os meus sonhos me daria a sensação de que cruzei a linha de chegada. Assim que conseguisse o que queria, o vazio seria preenchido. Em vez disso, tive momentos fugazes de euforia que foram embora muito rapidamente.

A moral da história não é que perseguir seus sonhos seja perda de tempo. É que sua vida é vivida no momento presente e você não pode evitar esse fato, não importa o que faça.

Estamos todos com pressa para um futuro melhor que vai acabar sendo mais um momento presente. Então, se nunca curtimos o momento presente, de que adianta viver?

Tento me lembrar disso agora mesmo. Tenho mais objetivos, mais marcos, novos projetos, mas adicionar um degrau incremental não vai coçar totalmente essa coceira, nunca. Então, tento o meu melhor para ficar focado no processo, não importa o que aconteça, mesmo que minha mente esteja propensa a pensar constantemente no futuro.

Pare de estar com pressa. Não há linha de chegada. Há apenas agora. Pare de perseguir. Comece a abraçar o que está acontecendo agora porque nunca haverá este ponto mágico onde você poderá descansar e se aquecer na glória do seu passado. A vida continua se movendo.

Você tem novos problemas. Você tem coisas novas com que se preocupar e que pouco importarão no futuro, tanto os altos quanto os baixos. Você continuará a romper novos limites e nada disso vai "importar", mas será divertido.

Acho que essa é a lição principal que estou tentando ensinar a mim mesmo e a você. A preocupação excessiva com seu eu futuro não vai ajudá-los. Em vez disso, esteja atento a essa pessoa. Guarde-os em sua mente enquanto trabalha, vive e ama no momento presente.